Qual a sua técnica de artesanato favorita?

Desde a antiguidade até os dias de hoje, muitas técnicas e materiais vêm sendo utilizados em trabalhos manuais e artesanais. Toda artesã tem as suas preferências, e se especializar em algumas dessas técnicas pode ser importante para virar uma referência na área.

Qual a sua técnica de artesanato favorita

Tem quem prefira trabalhar com papel, outras que gostam de agulhas, outras gostam de trabalhar com tecido ou EVA. Nesse artigo separei algumas das principais técnicas de artesanato utilizadas atualmente. Qual a sua preferida?

Técnicas de artesanato em papel

Dobradura/Origami

A dobradura, também conhecida como Origami, é uma arte tradicional japonesa que significa literalmente “dobrar papel”. Ela é praticada no Japão desde 1603 e até hoje faz bastante sucesso, não só por lá, como em diversos outros países, incluindo o Brasil. A partir de um simples papel e o ato de dobrar, cria-se representações de animais, figuras e outros objetos, sem utilizar cortes ou cola. A dobradura pode ser aplicada em decorações de casamentos e aniversários, bijuterias e brinquedos, por exemplo.  

Papelaria artesanal

A papelaria artesanal é bastante extensiva. Consideramos como papelaria artesanal: a criação de itens decorativos para festas, convites de aniversários e casamentos, criação de envelopes e tags e diversas outras formas manuais que utilizam qualquer tipo de papel.

Scrapbook

Scrapbook, conhecido como livro de recortes, é um álbum personalizado, criado para guardar recordações, fotos e lembretes. Esse álbum é decorado com papéis, recortes de fotos, convites, papéis de balas e qualquer outro material que pode ser colado e aplicado no interior do álbum.

Encadernação

A encadernação manual é uma atividade artesanal que pode ser feita de várias formas. As formas mais conhecidas são a Belga, Copta, Longstich, Japonesa e Codex. Elas se diferem no jeito em que o fio é trabalhado. Em todas as formas a encadernação é composta na maioria das vezes por 3 estruturas: capa, folhas e contracapa. O processo resulta em livros, cadernos, agendas, apostilas, trabalhos de escola, álbuns de viagens, cadernos de desenho e outros objetos. Tudo feito de um jeito bem pessoal, diferente dos cadernos e livros que encontramos por aí.

Decoupage

A Decoupage, também conhecida como decupagem, é uma arte decorativa feita com colagens de recortes de papel estampado (jornal, revista, papel de presente, papel colorido…). Essa colagem pode ser feita em caixas, vasos, pratos, paredes, latas ou qualquer outra superfície. Ela acaba sendo uma ótima maneira de reciclar objetos antigos.  

Kirigami

O Kirigami é uma arte oriental existente desde o século 17. Diferente do Origami, onde o papel é apenas dobrado, no Kirigami o papel é cortado, criando formas geométricas, superfícies, paisagens e outros desenhos. Todos em uma complexa estrutura 3D. O Kirigami é bastante utilizado em decoração, tanto de casas como de festas e eventos.

Técnicas de artesanato em tecido

Pintura em tecido

A variação de possibilidades, materiais e técnicas na pintura em tecido é imensa. É possível encontrá-la em objetos comuns do dia a dia, como toalhas, fraldas e panos de pratos. Você pode criar simples desenhos até trabalhos mais detalhados. Essa técnica pode ser aplicada em qualquer tipo de pano, dos mais simples aos mais nobres, sendo os de 100% algodão melhores para a técnica.

Corte e costura

A costura foi um modo artesanal que o homem criou para poder confeccionar a sua própria vestimenta, sabia? Até hoje, a costura artesanal, feita em casa, de um jeito manual e simples, é bastante importante e procurada por muitos.

Patchwork

O patchwork, traduzido literalmente como “trabalho com retalho”, é uma técnica artesanal que reúne diversas peças de tecido (com várias cores, padronagens e até tipos de tecido diferentes) costuradas entre si, formando desenhos geométricos. A partir do patchwork podem ser feitos lençóis, colchas, mantas, capas para travesseiros, entre outros objetos. O patchwork é considerado a parte superior de um trabalho, enquanto o trabalho completo é conhecido como acolchoado (formado pelo patchwork mais a manta acrílica e o tecido fundo, todos presos por uma técnica conhecida como quilting).

Fuxico

O fuxico é uma técnica artesanal que já possui mais de 150 anos. Ele consiste em formar trouxinhas de pano a partir de círculos recortados de tecidos (de variadas cores, padrões e materiais). Costuradas umas às outras formam colchas, toalhas de mesa, capas de sofás, bolsas, bijuterias, entre outros objetos.

Técnicas de artesanato em madeira

Marcenaria

A marcenaria já é bastante conhecida. É uma técnica que transforma madeira bruta em peças de decoração, brinquedos, móveis, entre outros objetos funcionais. Ela tem uma vasta história e continua sendo importante até hoje. Hoje em dia está em alta a utilização de paletes, MDF e a restauração de móveis antigos.

Marchetaria

A marchetaria é a técnica de decorar superfícies planas de móveis, pisos, tetos, painéis e objetos, através da aplicação de materiais diversos, como madeira, pedras, metais, plásticos, pérolas, entre outros. O primeiro objeto que teve essa técnica aplicada foi datado por volta de 3000 a.C. A marchetaria contemporânea faz muito sucesso e as principais áreas de atuação são: construção de objetos utilitários, bijuterias, reciclagem de móveis, painéis para decoração, esculturas, quadros e restaurações.

Pirografia

A Pirografia é a arte de desenhar sobre uma superfície de madeira ou couro com uma ponta incandescente ou chama fina. Cogita-se que a Pirografia foi uma das primeiras manifestações artísticas humanas, já que ela está totalmente ligada com a história do fogo e é bastante primitiva e ancestral. Hoje ela é bastante usada para a criação de objetos decorativos.

Essas só foram algumas das muitas técnicas existentes. Qual a sua preferida? Deixe seu comentário e fique de olho no blog e nas dicas de marketing para artesanato.

Recomendados Para Você:

2 Comentários

  1. Lindinalva

    Gosto muito de tecido, adoro as cores, a textura tudo, faço algumas coisas em patchwork, panos de pratos, toalhinha etc.

    Responder
  2. Jane salete

    Sou apaixonada por customização em geral, principalmente em jaquetas e bermudas jeans.Será q existe alguma empresa q contrata pessoas para fazer este tipo de trabalho. Todos adoram minhas próprias customizações. Obgda

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *