Plano de Marketing para Artesanato – Comece bem o ano

Final de ano chegando. Provavelmente você está pensando bastante e analisando tudo o que aconteceu profissionalmente em 2016: quais foram os principais aprendizados, como foram os resultados de vendas, onde você errou e onde acertou, será que vale a pena continuar em 2017…

marketing-para-artesanato

Fazer essa análise é uma boa prática, e complementar a ela, é interessante começar a criar um plano de marketing para o próximo ano. Independentemente do tamanho do seu negócio, seja micro ou grande, ter um bom plano para o ano seguinte ajuda a valorizar seu negócio e aumenta as suas chances de sucesso.

Então… pronta para criar um plano de marketing para artesanato para 2017? Nesse artigo vou te ensinar como criar o seu.

O que é um Plano de Marketing?

Para quem não está familiarizada com o termo, o plano de marketing nada mais é do que um documento onde você expõe os objetivos, as metas e as ações que você, como empreendedora, pretende realizar em 2017. O plano de marketing não precisa ser um documento extenso, cansativo, mas precisa, sim, ter registrado tudo o que você pretende fazer. Com um plano de marketing será muito mais fácil gerenciar e conquistar os seus objetivos.

Principais pontos positivos de um Plano de Marketing para seu negócio de artesanato

Com um plano de marketing você consegue:

  • Planejar as metas e os objetivos do seu negócio;
  • Evitar possíveis erros e enxergar com antecedência quais tipos de dificuldade irá enfrentar no próximo ano, podendo assim agir antecipadamente;
  • Entender o que é preciso para alcançar os seus objetivos e metas (onde vender os artesanatos, onde divulgar os seus produtos, abrir uma loja física ou não, investir em novas formas de venda, entre outros pontos);
  • Analisar o mercado de artesanato, os seus principais concorrentes e descobrir as tendências que irão se destacar no próximo ano.

Pontos importantes para serem analisados antes de criar o seu Plano de Marketing

Antes de começar a criar o seu plano de marketing, fique atenta a esses pontos:

  1. Ambiente: você deve ficar atenta a tudo o que está ocorrendo internamente ou externamente no mundo, e que de uma forma direta ou indireta afeta o seu negócio. Sejam fatores relacionados à política, economia, tecnologia ou finanças. É legal você criar uma tabela com todos os pontos que podem ser considerados positivos e negativos para o seu negócio. Exemplos de pontos positivos: crescimento do mercado de artesanato, novas meios para venda, crescimento das vendas online. Exemplos de pontos negativos: situação econômica abalada no país, grande número de concorrentes…
  1. Público-alvo: provavelmente você já conhece o seu público-alvo, mas sempre é bom realizar essa avaliação periodicamente. As pessoas estão em constante mudança. Talvez aquele tipo de pessoa que antes não se interessava por artesanato, pode ter começado a se interessar agora.
  1. Definição dos objetivos e metas: se você quer crescer e quer que sua marca também cresça, você precisa definir objetivos e metas. Essa é uma das práticas mais importantes para o sucesso nos negócios. Definindo metas será mais fácil identificar e analisar os passos que você está dando.
  1. Definição das estratégias de divulgação (marketing): depois de definir os objetivos e metas, você irá estabelecer como alcançar esses pontos. É nessa etapa que você irá definir as suas estratégias de marketing. Para você criar boas estratégias, você precisa entender 4 pontos importantes conhecidos no marketing. São eles: produtos (conhecer os produtos que você cria, quais são as suas principais características e funcionalidades, quais são os pontos que se destacam perante aos concorrentes), Praça (praça é o local onde você vende o seu produto. Pode ser fisicamente ou virtualmente. Analisar o atendimento ao cliente, os prazos de entrega, como as informações do produto estão sendo expostas), Preço (preço se refere ao valor cobrado. Analisar se esse valor está alto ou baixo. Será que você está cobrando um valor justo? Será que a sua empresa está criando algum valor no mercado?), Promoção (promoção se refere as estratégias de divulgação do seu negócio. Já falei muito aqui no blog sobre divulgações em redes sócias, como Face book e Instagram; divulgação em marketplaces, como Elo7 e Mercado Livre; entre outros. Será que você está usando esses meios? Você conhece outros meios para começar a divulgar o seu produto?).

Criando o seu plano de marketing para 2017

Depois de avaliar todos os pontos relacionados ao ambiente, ao público-alvo, às metas e objetos, e às estratégias de divulgação, chegou a hora de criar o seu plano de marketing para 2017.

  • Comece descrevendo a atual situação da sua empresa e onde você quer chegar;
  • Depois defina o seu objetivo para 2017. Pode ser aumentar em 10% as vendas no primeiro semestre e 30% no segundo semestre, por exemplo.
  • Depois descreva quais serão as estratégias aplicadas para chegar nesse objetivo. Uma boa pratica é continuar com o que deu certo em 2016 e parar ou realinhar o que não deu certo. Exemplos de estratégias que você pode usar: divulgação no Facebook, Instagram, Youtube, Elo7; realinhar preços dos produtos; desconto em datas importantes; atendimento personalizado aos clientes, entre outras.
  • Estabeleça um cronograma e mensure todos os resultados. Quando você não tem tudo anotado em um cronograma, fica praticamente impossível avaliar completamente o que está acontecendo.

Que tal começar 2017 muito mais organizada e planejada, e assim aumentar as chances de fazer o seu negócio de artesanato dar certo? Siga esses passos e crie o seu plano de marketing para 2017.

Lembrando que o plano de marketing é um documento que nunca tem fim. Depois de 2017, será necessário analisar novamente tudo o que foi feito e o que precisa mudar. O plano de marketing deve ser revisado, refeito e atualizado sempre.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e continue de olho nas dicas de marketing para artesanato do Blog.

Recomendados Para Você:

2 Comentários

  1. Adele

    Muito bom! Artesanato é paixão mas se utilizarmos as técnicas de gestão de negócios correta dá para ser uma ótima e rentável profissão!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *