Os oito maiores erros ao divulgar seu artesanato no Facebook

Já é indiscutível que o Facebook é uma excelente ferramenta para divulgar o artesanato na internet. Inclusive já comentei sobre ele no artigo “como vender artesanato nas redes sociais”. Divulgar os seus produtos por lá, inicialmente, parece fácil.

Mas se você está lendo esse post, provavelmente você já começou a fazer essa divulgação e o resultado não foi o esperado, né? Talvez você esteja fazendo algo de errado. Para acabar com isso, separei aqui os oito maiores erros ao divulgar artesanato no Facebook, e se você estiver cometendo alguns desses erros, está na hora de mudar agora. Fique de olho também nas dicas!

Os oito maiores erros ao divulgar seu artesanato no Facebook

Principais erros ao divulgar o seu artesanato no Facebook

1 – Utilizar o perfil pessoal e não uma Fanpage

O Facebook disponibiliza dois tipos de perfis: o perfil pessoal e a Fanpage (página específica para empresas e produtos). Um erro muito comum é divulgar o seu artesanato apenas no perfil pessoal. Crie uma Fanpage e divulgue seus produtos por lá. A Fanpage possui uma série de recursos que o perfil pessoal não possui, como estatísticas de visualizações, curtidas e aplicativos integrados, por exemplo. Ah, e nada de compartilhar assuntos pessoais na página da empresa.

2 – Perfil incompleto e pouco atraente

Não adianta só criar a Fanpage. Você precisa deixá-la completa e atraente. É preciso preencher os dados básicos, como endereço, telefone, horário de atendimento, site e descrição. Esses dados são importantes e ajudam a trazer informações e segurança para quem visita sua página.

Além disso, a página precisa ser atrativa. Um dos principais erros é não criar uma identidade visual para o seu negócio. Escolher uma boa foto de perfil e capa, e seguir um padrão nas postagens são itens que ajudarão na divulgação do seu Facebook.

3 – Não atualizar a sua página ou publicar com muita frequência

Outro grande erro ao divulgar seu artesanato no Facebook é quando você apenas cria a sua página e não atualiza ou atualiza raramente. O outro extremo é quando você cria postagens com muita frequência. Todas essas opções podem espantar futuros clientes.

Analise sua página e descubra quantas postagens podem ser feitas sem incomodar seus seguidores. Muitos sites indicam números determinados, mas isso não é uma regra e varia de acordo com o tipo de empresa. Comece criando uma postagem a cada dois dias e descubra o que o seu público prefere. Sempre teste antes e escolha o melhor caminho.

4 – Não se preocupar com as imagens e textos divulgados

Usar imagens de baixa resolução, confusas e de diversos tamanhos. Escrever textos imensos ou muito curtos, cheio de erros ortográficos. Esses são alguns erros comuns nas postagens do Facebook. Pense bem nas publicações que irá criar na sua página. Utilize boas imagens (não precisa ser uma imagem profissional. Hoje em dia qualquer câmera de celular tira excelentes fotos) e crie textos interessantes, chamativos e com o português em dia.

Leia também:  Como vender artesanato pela internet

5 – Oferecer apenas produtos e promoções

Mostrar os seus produtos e promoções é importante e essencial para a realização das vendas, mas divulgar apenas isso fará com seus fãs deixem de curtir a sua página rapidamente. Imagine que você é um canal de televisão que resolveu apenas passar comerciais. Essa seria a sua página do Facebook, caso você postasse só os seus produtos.

Você pode usar a regra do 80/20. 80% das suas postagens podem ser de assuntos interessantes relacionados ao seu artesanato. Por exemplo: dicas, matérias relacionadas. Os outros 20% podem ser de conteúdos institucionais e promocionais da empresa. Lembrando que essa regra é apenas uma dica. Você pode mudar isso.

6 – Só divulgar a Fanpage para amigos

Sim, você pode divulgar a sua página para amigos e familiares. Mas ficar restrito apenas nesse meio, não fará com que você consiga vender seus artesanatos pelo Facebook. Ao criar sua página no Facebook, você pode divulgar para todo o Brasil, então o melhor é aproveitar e mostrar a sua página para seu público-alvo. Publicar no seu blog, criar parcerias online, utilizar anúncios patrocinados, são apenas algumas formas de divulgar no Facebook para o público certo.

7 – Enviar spams via inbox ou em grupos

Um erro comum de quem quer divulgar rapidamente sua página é enviar spams para diversas pessoas e grupos. Essa é uma tática que, na verdade, muitas vezes afasta as pessoas em vez de fazê-las curtir a página. Além disso, as pessoas que se sentirem ofendidas, podem denunciar a sua página e consequentemente o Facebook irá bloqueá-la durante algum tempo.

No caso dos grupos, até pode ser uma boa ideia divulgar a sua loja. Mas antes entre em contato com o administrador, saiba quais são as regras e veja se é possível divulgar sua página por lá.

8 – Não interagir com seu público

Uma tarefa importante e que sempre deve ser feita em sua página no Facebook e a interação direta com o seu público. Responda as perguntas, críticas, problemas e comentários das pessoas que curtem a sua página. Uma página no Facebook precisa ser humana. Não interagir com os seus clientes é o mesmo que dizer “não me importo com o que você tem a falar comigo”.

Você pode agradecer ou curtir as interações positivas. Sempre responda as perguntas específicas. Quanto a comentários negativos e problemas, saiba que eles sempre irão existir. O ideal a fazer é reconhecer esse erro, se desculpar e tentar sempre resolver o problema o mais rápido possível, de preferência em um canal mais reservado (pode ser por mensagem privada no próprio Facebook ou você pode pedir o e-mail ou telefone do cliente).

Esses são apenas alguns dos erros que mais são cometidos na divulgação. Esses erros são comuns e acontecem quase sempre com quem está começando a divulgar e vender pelo Facebook. Deixando de cometer esses erros, com certeza sua página irá ter um sucesso maior do que anteriormente.

Leia também:  Planilha para Calcular Preços de Artesanato - Como usar

Se você gostou desse artigo, possui uma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário e fique de olho nos próximos artigos.

Recomendados Para Você:

5 Comentários

  1. koryna

    Estou Adorando seu Blog! suas dicas são Otimas e Realmente tira muita duvida! Obrigado por dividir seu conhecimento! Sucesso pra Voce Sempre!

    Responder
  2. Renata Lima

    Realmente adorei suas idéias,
    parabéns e sucessos,que Deus
    ilumine grandemente..
    Abraços..

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *