Ferramentas para gerenciar seu negócio de artesanato

Toda artesã que começa a vender os seus produtos, principalmente pela internet, acaba se transformando em uma trabalhadora cheia de atividades e responsabilidades. Além de criar os artesanatos, você também provavelmente é a responsável pela parte administrativa, financeira e pela divulgação dos seus produtos. Organizar toda essa rotina de trabalho para que tudo seja feito de maneira produtiva é um desafio e tanto.

Ferramentas para gerenciar seu negócio de artesanato

Mas pode ficar tranquila! Com a tecnologia dos dias atuais, o que não faltam são ferramentas, aplicativos e outros programas que contribuem para que você, artesã empreendedora, não perca as suas atividades e responsabilidades diante de tantas interferências que aparecem no dia a dia.

6 ferramentas para ajudar na gestão da venda do seu artesanato

Neste artigo, vou mostrar seis ferramentas, muitas que eu mesmo uso, que vão te ajudar a planejar suas atividades e melhorar a produtividade do seu negócio. Confira abaixo:

Evernote – Para anotações

O Evernote é perfeito para anotações e funciona como uma agenda virtual. Ele foi feito para gerenciar as suas atividades diárias. Com ele é possível:

  • Criar anotações (em diversos formatos: texto, áudio, vídeo e imagem);
  • Criar listas de pendências;
  • Criar lembretes de tarefas e compromissos;
  • Organizar recibos, contas e faturas;
  • Adicionar comentários em cima de documentos digitalizados;
  • Salvar conteúdos interessantes da internet;
  • E diversas outras funcionalidades.

Tudo isso é feito de forma sincronizada, para que você consiga acessar de qualquer lugar: computador, celular ou tablet. Você ainda pode compartilhar todas essas anotações com outras pessoas (ideal se você tem outros funcionários ou alguém que te ajude em alguma tarefa).

Para utilizar no computador, basta entrar no endereço www.evernote.com.br; nos dispositivos móveis, basta entrar na área de downloads de aplicativos (Google Play, App Store ou Microsoft Store) e baixar.

O Evernote possui alguns planos pagos, mas o plano básico é gratuito e muito completo. Ele também pode ser utilizado sem internet, precisando dela apenas para sincronizar as últimas mudanças feitas.

Com o Evernote nenhuma anotação passará despercebida!

Google Drive – Para compartilhamento de arquivos

O compartilhamento em nuvem é uma tecnologia que possibilita acesso remoto a diferentes tipos de arquivos na internet, além de armazenar os seus dados de forma segura. Um compartilhador em nuvem ótimo e bastante conhecido é o Google Drive. Com ele você pode:

  • Fazer upload dos seus arquivos (textos, imagens, vídeos e outros formatos);
  • Acessar seus arquivos (de qualquer formato);
  • Salvar imagens, vídeos e documentos;
  • Compartilhar esses arquivos com outras pessoas;

O Google Drive pode ser acessado no computador, pelo endereço www.google.com/intl/pt-BR/drive/, ou em qualquer dispositivo móvel. Você precisa ter uma conta no Gmail para utilizá-lo. Ele é gratuito até um determinando tamanho (15Gb) e para expandir essa versão, você precisa assinar algum plano pago.

Teamwork – Para gerenciar suas tarefas

O Teamwork é um gestor de tarefas e processos muito utilizado em pequenas, médias e grandes empresas, e pode ser muito útil para você. Nele você pode:

  • Criar tarefas e acompanhá-las;
  • Definir dia e horário para o início e para a finalização de cada atividade;
  • Adicionar a porcentagem de realização de cada tarefa;
  • Receber lembrete dessas tarefas por e-mail;
  • Adicionar outras pessoas e também criar tarefas para elas.

O Teamwork também pode ser utilizado no computador ou nos dispositivos móveis. Ele possui um plano gratuito que possui algumas limitações, mas que é super indicado para quem está começando. Você pode acessar o Teamwork no endereço: www.teamwork.com

Skype – Para chamadas e reuniões

O programa da Microsoft permite que diversos usuários se comuniquem por mensagens, videoconferências (inclusive com compartilhamento de tela, controle sobre o computador e compartilhamento de apresentações) ou ligações telefônicas com tarifas reduzidas. Ele é perfeito para você se comunicar com fornecedores e outros funcionários, por exemplo. Ele também pode ser usado no computador, no tablet e celular, e precisa de conexão na internet. Faça o download acessando www.skype.com/pt-br/ ou utilize no seu dispositivo móvel.

O Skype tem a opção Skype for Business, focado para empresas. Porém, para quem ainda está começando, indico a utilização do Skype normal, que é totalmente gratuito e de fácil utilização.

Sanebox – Para organizar os seus e-mails

Está recebendo muitos e-mails diariamente? Calma! Essa ferramenta te ajudará a gerenciá-los.  Ela funciona como uma inteligência artificial e filtra as suas correspondências, baseado no seu comportamento diário: cria pastas e separa os seus e-mails por prioridades. Isso é ótimo para você não perder tempo lendo e-mails que não valem a pena.

A ferramenta também oferece lembretes para e-mails importantes. Ela funciona com Gmail, Yahoo, Icloud, entre outras contas.

Você pode testar o Sanebox gratuitamente por 15 dias e depois, se quiser, pode adquirir o plano pago. Basta entrar em http://www.sanebox.com/ e realizar a instalação.

Excel – Para o seu planejamento financeiro

O Excel é um editor de planilhas para computadores que utilizam o sistema operacional Windows. Existe há mais de 30 anos e hoje está em sua 13ª versão. É uma das ferramentas mais utilizadas por empresas de todo o mundo. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos, sendo perfeito para o seu planejamento financeiro. No Excel você pode colocar todos os seus dados financeiros, como gastos para a produção do seu artesanato, gastos para divulgação, lucro mensal, cálculos de preço de venda, estoque, pagamentos, recebimentos, entre outros dados. Tudo organizado e em um só local.

O Excel também pode ser usado em celulares e tablets. Basta realizar o download no seu dispositivo.

Planejamento e organização são essenciais para qualquer negócio

O planejamento e o controle das atividades podem ser a diferença para você alcançar o seu sucesso. Planejamento e organização são essenciais em qualquer área, inclusive para a venda de artesanato. Essas foram apenas algumas ferramentas que podem ajudar a organizar a sua rotina de trabalho. Na internet existem diversas outras ferramentas e aplicativos com as mesmas funcionalidades que essas e outras que possuem outras funções interessantes.

E então, você conhecia alguma dessas ferramentas? Como você faz para organizar suas tarefas diárias? Se você gostou desse artigo, deixe o seu comentário e fique de olho no blog do Profissão Artesanato!

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2 Comentários

  1. Victor

    Os produtos digitais é a tendência do mercado de consumo. Cada vez mais pessoas consomem estes produtos.

    Responder
  2. Minervina Vieira Torres

    Estou querendo entrar no negócio do artesanato… em busca de fazer um bom negócio.

    Responder

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