Facebook e Artesanato – Conheça algumas tendências

Mais um ano acabando. Em 2016 novas redes sociais surgiram, outras se consolidaram, mas mesmo assim o Facebook continuou sendo considerada uma das mais completas e melhores redes sociais, especialmente para divulgação de produtos e serviços, incluindo artesanatos e trabalhos manuais.

facebook-icon-preview

Nesse mês de outubro, aconteceu aqui no Brasil um dos eventos mais importantes da rede social, o Facebook Summit, que contou com várias palestras, mostrando algumas tendências para 2017. Separei aqui as 6 principais tendências mostradas nesse evento. Vamos conhecê-las?

1 – Messenger para atendimento ao cliente

O Facebook Messenger é um aplicativo gratuito do Facebook para troca de mensagens. Provavelmente você já usou para responder algum cliente. Esse aplicativo vem crescendo cada vez mais, atingindo ultimamente mais de 1 bilhão de usuários. Ele é ótimo para ser utilizado como SAC e é o cenário perfeito para você criar estratégias para se aproximar do seu público.

Em 2017 o Messenger será visto cada vez mais como uma Central de Atendimento para empresas. Uma novidade que já está fazendo sucesso são os bots para Messenger, tipos de robôs que ajudam as empresas a responder os seus clientes de maneira mais rápida, eficiente e de forma automática. Esses bots respondem os clientes de acordo com palavras simples digitadas. Uma das ferramentas de bots que já está fazendo bastante sucesso é o ChatClub, e você pode saber mais sobre ela aqui: https://chatclub.me/. Uma novidade para 2017 é o JuanBot Erro, outro robô para responder instantaneamente mensagens, e você pode testá-lo nesse link: https://www.facebook.com/CSJuanBotEro/

2 – Crescimento da navegação mobile

Já falei várias vezes aqui no blog sobre o crescimento do uso do Facebook em aparelhos móveis. De acordo com o evento do Facebook, o mobile deixou de ser apenas uma tendência e passou a ser uma realidade: o Mobile é considerado hoje a 1ª tela da população, ou seja, as pessoas entram mais pelo smarphone/tablet do que pelo computador.

Alguns números que comprovam isso: 108 milhões de brasileiros estão no Facebook.; desses, 99 milhões estão ativos todos os meses via mobile; em 5 anos o número de celulares chegou a 7,9 bilhões; existem 25% mais celulares do que pessoas no Brasil; 43% das visualizações dos vídeos do Facebook são acessados por um aparelho móvel.

Em 2017, novas funcionalidades pensadas para navegação mobile serão implementadas.

3 – Conteúdo em Vídeo

Já comentei aqui no blog sobre a importância do conteúdo em vídeo. Ultimamente ele é o formato de conteúdo mais efetivo no Facebook e continuará em 2017. Os vídeos aumentam o engajamento das Fanpages e o alcance das publicações, o que é ótimo para atingir um público maior. Tanto as publicações de vídeos normais, lives e vídeos 360º (novo formato disponível).

Uma das estratégias que poderá ser usada em 2017 é a divulgação de vídeos que sejam entendidos mesmo sem som. Isso é importante porque a maioria das pessoas visualizam o vídeo primeiro sem áudio, e caso gostem, ativam o som. O jeito de conseguir esse entendimento é criando legendas ou pequenos textos no início do seu vídeo.  

4 – Canvas e outras ferramentas integradas

A intenção do Facebook é fazer com que cada vez mais os usuários não precisem sair da rede para realizar alguma tarefa. Eles vêm criando diversas estratégias para diminuir essa necessidade. Um grande exemplo disso é o Canvas.

Já comentei sobre o Canvas aqui. Ele é um aplicativo online para edição de imagens. Com ele é possível criar logos, imagens de capa, posts e até anúncios. É possível utilizar o Canvas de dentro do Facebook, permitindo que as Fanpages ofereçam uma experiência completa e profissional para seus seguidores e futuros clientes. Foi revelado que em 2017 um dos grandes investimentos será em melhorias e novidades no Canvas. Provavelmente novas ferramentas também serão integradas à rede.

5 – Instagram e Facebook

O Instagram é uma rede social de edição e publicação de imagens. Comprado pelo Facebook em 2012, o Instagram atualmente tem mais de 500 milhões de usuários, 35 milhões de brasileiros e possui mais de 95 milhões de publicações diariamente. E o Instagram está cada vez mais em alta! Diversas funcionalidades novas estão sendo disponibilizadas nesse final de 2016 e outras serão em 2017. Possuir uma conta do Instagram, junto com o seu Facebook, é uma ótima forma de divulgar a sua marca e produtos.

Além da publicação de imagens, existente desde o início da plataforma, agora é possível publicar vídeos de até 60 segundos e utilizar o Instagram Stories. Com o Stories é possível compartilhar momentos especiais, nos formatos de vídeos e fotos, e eles podem ser customizados com desenhos, emojis e texto. O Instagram Stories, com alguns meses de existência, já possui uma média de 1 milhão de publicações feitas diariamente. Sucesso total.

6 – Facebook IQ

O Facebook IQ é uma central de pesquisa que ajuda os pequenos e grandes empreendedores a descobrir mais sobre o comportamento dos usuários do Facebook. Focado em dados diversos, como idade, localização e pesquisas, o recurso é um forte aliado para você ficar sabendo sobre informações relevantes para sua empresa. A plataforma, por enquanto, é disponibilizada apenas em inglês, mas você pode utilizá-la.  

Outras funcionalidades interessantes do Facebook IQ são as informações sobre como as pessoas passam os diferentes feriados, estações, eventos e outros marcos no Facebook, além das estatísticas recentes e atualizadas. O Facebook IQ é um recurso complementar ao Facebook For Business, gerenciador de negócios que permite a gestão de contas, páginas, aplicativos e permissões em um só local.

Essas foram as 6 principais tendências para o Facebook reveladas no evento Facebook Summit. Agora que você já conheceu essas tendências, que tal começar a aplicá-las em sua Fanpage?

Qualquer dúvida em relação a como divulgar o seu artesanato no Facebook, deixe seu comentário abaixo. E vamos sempre ficar de olho nas próximas novidades dessa grande rede social!

1 Comentário

  1. Fabiana Souza Cruz

    eu sou a Fabiana Souza Cruz trabalho como artesa na avenida paulista com a carteira da sutaco e tenho a carteira da prefeitura vila mariana que é o bairro que moro mas a fiscalizacao me pegou com meus documentos tudo certo fui tambem na prefeitura da se eu comprei meus tripes e como minha familia pega no meu pe eu nao tenho um apoio da minha mae eu sou esforcada e consegui cartira da sutaco e permissao da prefeituracom meu esforco e capacidade tenho problema de saude mas eu tenho um potencial uma garra e coragem para trabalhar ir a luta que nao é para qualquer um eu estou lutando para ter minha vida independente e conto com o apoio profissional de voces

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *