Escolhendo as cores certas para sua marca e seus produtos

Quais cores você utiliza no logotipo da sua marca? E nos seus artesanatos? Você sabia que as cores representam um papel importante na vida humana, tanto fisicamente como mentalmente e emocionalmente, mesmo que seja de forma inconsciente?

Escolhendo as cores certas para a marca do seu artesanato

Isso acontece porque normalmente as cores passam certos sentimentos e possuem significados. Por esse motivo, escolher as cores certas para representar a sua marca e até para serem usadas na produção dos seus artesanatos é uma tarefa importante. Nesse artigo vou mostrar como as cores podem exercer influência e quando utilizar cada uma delas.

Por que se preocupar em escolher as cores certas?

De acordo com uma pesquisa feita em 2013 pelo Viver de Blog, site especializado em blogs e universo digital, grande parte dos consumidores se importam com as cores utilizadas em uma marca. Ainda segundo o site:

  • 84,7% dos consumidores acham que a cor é mais importante que muitos outros fatores ao escolher um produto;
  • 93% das pessoas observam o aspecto visual ao comprar;
  • 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca;
  • Mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto por ele não ter sua cor favorita;
  • 60% das pessoas acreditam que a cor pode ser responsável pela aceitação ou rejeição de uma marca;
  • Cores podem melhorar em 40% a leitura, entre 55 e 68% o aprendizado e 73% a compreensão.

Com esses dados, conseguimos entender que, apesar do assunto ser subjetivo, de uma forma ou de outra, a cor é uma característica importante para a maioria das pessoas.

Significado das cores

Azul

Significa aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranquilidade. Por causa dessa tranquilidade, ela é uma ótima cor para ser utilizada em marcas e produtos artesanais infantis. O azul marinho, também conhecido como índigo, é uma cor que mostra um bom senso e comando sobre determinada situação. Seu uso transmite uma imagem de autoconfiança.

Vermelho

O vermelho é uma cor impactante, que tem um efeito rápido. A cor vermelha, na maioria das vezes, indica calor, energia, vitalidade. Ela simboliza fogo, sangue, paixão, guerra, combate e conquista. Por esse motivo, ela é usada muito em marcas relacionadas à ginástica, remédios estimulantes, chocolate, queijos, restaurantes e, principalmente, fast food. O vermelho também tem uma ligação com datas comemorativas, como o Natal. Se você é especializada em artesanato natalino, é uma cor que com certeza você deve utilizar.

Verde

É o símbolo da natureza, da vida nova, energia, fertilidade e crescimento. Também indica juventude. Facilita a leitura, mantendo uma sensação agradável e equilibrante, possibilitando uma boa capacidade de julgamento sobre o produto apresentado. Se você utiliza materiais recicláveis ou se preocupa com a sustentabilidade na hora de criar os seus produtos artesanais, o verde é uma ótima cor para você.

Laranja

Simboliza encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. A cor laranja simboliza o instinto maternal, uma força envolvente. Sua associação afetiva relaciona-se à força, luminosidade, euforia, energia, tentação, prazer e senso de humor. É uma cor muito utilizada em trabalhos de patchwork e colagem.

Amarelo

Simboliza a cor da luz irradiante em todas as direções. Para muitos povos antigos representava o princípio animador da vida, e para os chineses simboliza a nobreza. É indicada para divulgação de artigos relacionados à luminosidade.

Roxo

Representa a nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria. É muito calmante e está relacionado à intuição. Estimula a área do cérebro de resolução de problemas e criatividade. Pode ser usada em marcas relacionadas a festas de noivado e casamento.

Rosa

Cor-de-rosa significa romantismo, ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino. Aliás, outras características como beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza são manifestadas pela cor rosa. Ela é ideal para artesanato infantil ou específico para casais e datas comemorativas, como dia dos namorados.

Dourado

Dourado simboliza vibração elevada, vigor, inteligência superior e nobreza. É a cor da opulência, da luz e da prosperidade. Também ideal para marcas que produzem artigos relacionados a festas de noivado e casamento.

Cinza

A cor cinza significa neutralidade, elegância, sofisticação e ausência de emoção. Sendo uma cor intermediária entre o branco e o preto, o cinza pode assumir várias tonalidades. O cinza é ideal para ser utilizado como segunda cor em marcas de qualquer área.

Branco

A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de “cor da luz” porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total. O branco é símbolo da paz, da espiritualidade e da inocência. Também pode ser utilizado como segunda cor.

Preto

A cor preta consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito, morte, isolamento, medo, solidão. Mas não só isso. Também  pode significar elegância, dignidade, luxo e sofisticação. Artesanatos mais sofisticados podem utilizar a cor preta.

Qual das cores acima se assemelham mais com o que a sua marca e o seu produto procuram passar? Deixe seu comentário e fique de olho no blog e em outras dicas de marketing para artesanato.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *