Criando sua loja de artesanato no Facebook – Passo a passo

Você sabia que é possível criar uma loja de artesanato dentro do Facebook de maneira fácil e rápida? Esse recurso chegou para auxiliar todas as empresas que querem vender os seus produtos utilizando apenas a página do Facebook. Nesse artigo vou ensinar como fazer isso e ainda vou te mostrar cinco vantagens em ter a sua loja por lá. Confira abaixo!

Loja de artesanato no facebook

Criando a sua loja no Facebook

O Facebook sempre permitiu a criação de uma loja dentro de uma Fanpage, mas antes era necessária uma integração com programas como Likestore e Facílime. Agora é possível criar uma loja virtual no Facebook, clicando em apenas um botão. Nessa loja é possível carregar produtos e informações, vender diretamente na página, veicular anúncios e ter um contato direto com os clientes. Siga o passo-a-passo a seguir e crie a sua loja virtual:

  1. Realize o seu login no Facebook: www.facebook.com
  2. Entre em sua Fanpage (se você ainda não tem uma Fanpage, página especial para empresas, marcas e produtos, leia o artigo que publiquei anteriormente: como vender seu artesanato nas redes sociais). Só é possível criar uma loja virtual a partir da sua Fanpage;
  3. Clique na opção “adicionar seção loja”, que fica no final do menu lateral esquerdo, abaixo da foto de perfil;
  4. Leia os termos e políticas de comércio e depois confirme a opção “adicionar seção loja”;
  5. Configure a sua loja, escolhendo a moeda que será utilizada. Escolha a opção “real brasileiro”;
  6. Pronto! Sua loja já está criada. Agora adicione os seus produtos;
  7. Para adicionar o primeiro produto, clique na opção “adicionar produtos”;
  8. Preencha os dados que aparecem na tela: nome, preço e descrição;
  9. Adicione as fotos do seu produto e salve;
  10. Pronto! Seu produto já foi criado e irá para análise.
  11. Repita o processo a partir do sétimo passo, até adicionar todos os produtos que deseja.

Além de adicionar os seus produtos, você pode criar uma descrição sobre a sua lojinha. Não deixe de preencher essa parte e caprichar nas palavras! Depois que você realizar algumas vendas, a sua loja no Facebook terá uma seção de classificação e avaliação, onde aparecerão os comentários dos seus clientes. Ótimo recurso para gerar confiança.

Não disse que o processo era fácil e rápido? A loja, assim como a Fanpage e o perfil pessoal, pode ser acessada pelo computador ou dispositivos móveis, como celular e tablet.

Observação: A sua loja só ficará visível para os clientes depois que você adicionar pelo menos um produto e ele for analisado e aprovado. Isso pode levar um tempinho, então seja paciente.

Cinco vantagens de abrir uma loja virtual no Facebook

Diversas são as vantagens de abrir uma loja no Facebook. Agora que você já sabe como criar a sua, separei as cinco dessas principais vantagens. Leia:

1 – Você não ter precisa ter um e-commerce funcionando para usar

Montar o seu próprio e-commerce pode ser caro, então provavelmente você que está começando agora não tem como ter um. Para ter uma loja dentro do Facebook não é precisa ter um e-commerce. Além disso, vender pelo Facebook pode ser um jeito eficiente de testar a venda online dos seus artesanatos, caso você ainda não tenha começado a comercializar os seus produtos em nenhum outro lugar.

2 – Você não paga nada para montar e manter a sua loja

Para montar e manter a sua loja no Facebook você não vai precisar pagar nada. Diferente de outros canais que cobram taxas e comissões. Isso é uma excelente vantagem para quem está começando e precisa economizar.

3 – Atendimento ao cliente é feito diretamente em sua página

O recurso de ter a sua própria loja no Facebook também oferece a possibilidade de atendimento aos seus clientes. Através da loja, qualquer cliente pode enviar mensagens para resolver dúvidas sobre a compra ou o produto, formas de pagamento, envio e outros assuntos. Isso é muito bom, porque, ás vezes, a pessoa está próxima de finalizar a compra, mas só precisa tirar uma pequena dúvida. Se isso for feito pelo Facebook, essa dúvida rapidamente poderá ser respondida e provavelmente a compra será realizada.

4 – Você consegue analisar facilmente o desempenho da sua loja

As métricas são de grande importância para qualquer negócio. Analisar o desempenho da sua loja é fundamental para entender o que está acontecendo de certo e errado. Uma das vantagens da loja virtual do Facebook é a fácil mensuração de resultados. Desde a criação da sua loja, você pode acompanhar dados importantes, como quantidade de visualizações, visitas, mensagens, quantidade de produtos vendidos, entre outros.

5 – Você pode compartilhar os seus produtos de forma rápida e fácil

Compartilhe os produtos cadastrados na linha do tempo da sua Página ou no seu perfil pessoal. Assim os produtos poderão ser vistos pelas pessoas que já estão conectadas à sua loja e a você. Você também pode impulsionar os seus produtos, para que eles sejam vistos por um grande número de pessoas interessadas. Você também pode compartilhar um link da sua loja com os clientes online e off-line (para isso basta entrar nas configurações do Facebook).

Observação: Segundo o Facebook, a seção Loja ainda é um recurso que está sendo testado. Por isso ele pode não estar disponível para algumas pessoas. Se você ainda não possui essa opção em sua Fanpage, aguarde que logo será liberado para todos.

Por enquanto também, os clientes não podem pagar você diretamente pelo Facebook, eles apenas podem entrar em contato e combinar uma forma de pagamento, como depósito bancário ou pagamento em dinheiro. Segundo o Facebook, isso mudará no futuro. Enquanto isso, você pode utilizar integradores para aceitar cartões de crédito, boleto bancário e outras formas de pagamento. Fique de olho que mais para frente vou publicar um artigo específico sobre esse assunto.

Se você gostou desse artigo ou possui alguma dúvida sobre como criar a sua loja virtual no Facebook, deixe seu comentário e fique de olho aqui no blog.

1 Comentário

  1. Tania regina rosseti dos santos

    Gostei muito das informações mas criei meu face agora e tenho até medo de mexer kkk

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *