Como vender artesanato nas redes sociais?

Se você tem dúvidas sobre como vender artesanato nas redes sociais, esse artigo foi feito para você.

Vender artesanato pela internet muitas vezes parece complicado, mas não é. As redes sociais vêm apresentando um grande crescimento desde a última década e já se transformaram em um ótimo lugar para empresas de todos os portes divulgarem suas marcas e produtos. Inclusive para os artesãos.

Como vender seu artesanato nas redes sociais?

Por que divulgar meu artesanato nas redes sociais?

Pesquisas mostram que existem cerca de 100 milhões de contas brasileiras ativas em diversas redes sociais, ou seja, milhões de pessoas para que você possa divulgar os seus produtos. Divulgar seu artesanato na rede social é uma forma de conseguir novos clientes e também de fidelizar antigos, divulgar novidades e receber opiniões.

Separei algumas dicas importantes de como vender seu artesanato nas redes sociais. Em especial em duas redes bastante famosas: Facebook e Instagram.

Como vender seu artesanato no Facebook

O Facebook é a principal rede social da atualidade. Possui mais de 1,5 bilhão de usuários (das mais diferentes idades, classes sociais e com os mais variados gostos) sendo 99 milhões só de brasileiros. Com esses dados fica fácil perceber que o Facebook é uma rede em potencial e um dos melhores lugares para divulgar seu artesanato.

Mas fica a dúvida: Como vender artesanato no Facebook? Separei cinco dicas de como divulgar seu artesanato no Facebook da maneira correta:

1 – Crie uma Fanpage

Prefira sempre divulgar os seus produtos em uma Fanpage do que no seu perfil pessoal. A Fanpage é uma página dentro do Facebook destinada a empresas, marcas, produtos e associações. Tendo uma Fanpage, o número de curtidas é ilimitado, é possível utilizar aplicativos integrados e você ainda tem estatísticas do seu perfil, superimportante para análise de seus posts e campanhas.

2 – Personalize sua Fanpage

Adicione uma foto de perfil e uma capa que mostre a identidade visual dos seus produtos e da sua marca. Customize sua URL. Também preencha as informações do perfil: site, endereço, horário de funcionamento, telefones e descrição. Esses dados são importantes e trazem informações e segurança para quem visita sua página.

3 – Crie uma rotina de postagens

Criar uma rotina de postagens é importante. Deixar a sua Fanpage desatualizada ou postar demasiadamente são pontos que atrapalham na divulgação dos seus produtos. Escolha os dias e os horários em que seu público mais interage com você e siga essa rotina. Você pode começar postando uma vez por dia e analisar o resultado. Pesquisas mostram que entre 13h e 17h (nos dias úteis) acontece a maior faixa de cliques no Facebook.

4 – Crie conteúdo relevante

É muito importante que você crie apenas conteúdos que sejam relevantes para o seu público. Poste apenas sobre os seus produtos ou sobre assuntos relacionados com o seu artesanato. As pessoas que curtem a sua página não querem ver postagens sobre o tempo, por exemplo. E acredite, tem muita gente que posta conteúdos totalmente sem conexão com a marca.

Leia também:  Como criar um logotipo para o seu artesanato

5 – Alterne os tipos de posts

O Facebook permite diversos tipos de postagens: imagens, vídeos, gifs, enquetes. Use todos de forma alternada. Esse é um jeito de chamar atenção positivamente para seus produtos e para sua página.

Como vender seu artesanato no Instagram

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de imagens e vídeos para usuários de Android e IOS (Iphone). Foi comprado pelo Facebook em 2012 e desde lá já apresenta mais de 29 milhões de usuários brasileiros ativos, fazendo com que o Brasil se torne o segundo maior mercado para o aplicativo. Com tantas usuários ativos, divulgar o seu artesanato por lá é sinal de sucesso. Também separei cinco dicas que vão lhe ajudar a vender seu artesanato no Instagram:

1 – Preencha as informações de perfil

Seu perfil do Instagram é a única parte da rede em que você pode enviar trafego para sua loja virtual. Por isso é muito importante otimizar a sua biografia. Inclui o link do seu site, conduzindo o usuário até a página principal. Também escreva um pequeno resumo sua empresa e produtos. Lembrando que o espaço destinado para isso é pequeno, em torno de 150 caracteres. Capriche também na sua foto de perfil, preferencialmente com o logo da sua marca.

2 – Crie uma rotina de postagem

Assim como no Facebook, crie uma rotina de postagem. Comece postando de dois em dois dias e veja o resultado. Algumas pesquisas mostram que o melhor horário para postar no Instagram é entre 17h e 18h nos dias de semana, e que o dia de maior interação é domingo entre 13h e 18h.

3 – Poste imagens e vídeos

O Instagram permite a postagem de imagens e vídeos. Sempre que possível, utilize os dois formatos. As imagens no Instagram que fazem mais sucesso não possuem nada escrito, diferente do Facebook. Posts com imagens costumam ter maior desempenho em termo de interação (likes e comentários), mas não deixe de utilizar também os vídeos.

4 – Use hashtags (do jeito certo)

Há uma relação entre as hashtags e um conteúdo de sucesso. As hashtags são as ferramentas de descoberta do Instagram. É recomendado que você use essa funcionalidade, mas do jeito correto. Utilize palavras relacionadas aos seus produtos. Colocar muitas hashtags na legenda pode ser desagradável, por isso uma dica é utilizar as hashtags no comentário da postagem.

5 – Envolva seus seguidores

Incentive os seus seguidores a tirar fotos com os seus produtos. Depois compartilhe essa imagem. Essa estratégia fará com que outros seguidores conheçam sua marca e ainda fará com que as pessoas que te sigam se sintam relevantes.

Divulgando seu artesanato em outras redes sociais

O Facebook e o Instagram são apenas algumas entre as diversas redes sociais potenciais para divulgação de artesanato. Além delas, você pode divulgar no Pinterest (rede social de compartilhamento de fotos), Snapchat (rede social de mensagens instantâneas “descartáveis”), Youtube (site de compartilhamento de vídeos), entre outras. É ideal que você conheça bem o seu público e saiba onde ele está, assim você conseguirá alcança-lo e consequentemente ganhar dinheiro com seu artesanato. Saber como vender artesanato da maneira correta é extremamente importante para que você consiga fazer seu negócio crescer cada vez mais.

Leia também:  Como divulgar seu artesanato com o Pinterest?

Se você possui alguma dúvida ou quer mais dicas de como vender artesanato nas redes sociais, deixe seu comentário e fique de olho no Profissão Artesanato.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *