Como Ganhar Dinheiro com Artesanato

Frequentemente as pessoas me perguntam como ganhar dinheiro com artesanato, se é possível ter uma renda legal e outras perguntas desse tipo.

A resposta para essas perguntas é bem simples: sim, é possível ganhar dinheiro com artesanato e até mesmo fazer dele sua principal fonte de renda, se você já não o faz.

Como Ganhar Dinheiro com Artesanato

Como ganhar dinheiro com Artesanato? – A pergunta que não quer calar

Um ponto importante que você deve levar em consideração é o que você vai produzir. Não adianta fazer um produto que você ache lindo mas que as outras não gostem ou não tenham interesse em comprar. É muito importante que você pesquise bastante, descubra o que as pessoas estão procurando e então produza. A venda vai se tornar muito mais fácil quando você produzir o que vende ao invés de vender o que produz.Procure criar peças exclusivas, diferenciadas das que já existem no mercado. Isso será um grande diferencial e agregará muito valor ao seu produto.

Quanto cobrar pelo meu artesanato?

Eu não vou falar sobre um tipo específico de artesanato nesse artigo, pois a maneira de precificar se aplica a todos. Um conceito importante que você precisa ter sempre em mente é a diferença entre preço e valor.

Uma pessoa só faz uma compra quando o valor percebido do produto é maior do que o preço que ela vai pagar.
Quem determina o preço é você quando coloca seu produto a venda, mas quem atribui valor a ele é a pessoa que o vê.

Vou explicar melhor. Eu só compro um celular de 5 mil reais se eu perceber que ele vale mais do que isso pra mim. Assim eu vou estar levando mais valor do que preço, e o preço não se torna um impedimento. Agora, se eu já tivesse um celular que satisfizesse todas as minhas necessidades, eu não pagaria esse preço pois o valor para mim não seria suficiente. Valor é algo individual e temporal, depende da necessidade do momento.

A melhor estratégia para fazer com que mais clientes comprem seus produtos não é abaixar o preço dele, mas sim aumentar seu valor percebido.

O que faz seu produto valer mais ou menos é a informação que você disponibiliza sobre ele, a qualidade do seu atendimento, os depoimentos positivos de clientes, as formas de uso, o tempo de entrega, a qualidade do material e muitas outras coisas.

Pense em uma balança, de um lado está o preço e de outro o valor, quanto mais valor seu produto tiver mais pessoas comprarão ele.

Para definir o preço é importante que você relacione todo o custo com materiais e custos fixos como luz, impostos. Não se esqueça de definir também o custo das horas trabalhadas.

Leia também:  Como vender no Elo7

Com os custos definidos basta acrescentar sua margem de lucro e você chega ao preço final do produto. Nessa hora, se você achar que ficou caro, relacione todos os valores percebidos que seu produto tem. Por exemplo, uma pessoa pode olhar para um chaveiro de leãozinho em feltro e ver apenas o chaveiro, mas ele não é apenas isso, é um chaveiro de leãozinho em feltro exclusivo, feito à mão, embalado, com tag personalizada…

Para entender um pouquinho melhor sobre a diferença entre preço e valor, eu gravei o vídeo abaixo explicando um pouco sobre esse conceito tão importante.

Onde vender meu artesanato?

Agora que você já sabe quanto cobrar pelo seu trabalho, é hora de aprender como ganhar dinheiro com artesanato. Existem diversas maneiras de se fazer isso, e escrevi um artigo falando sobre como vender artesanato pela internet e recomendo que você leia.

A melhor maneira para começar a vender seu artesanato é mostrando seu trabalho para a família e amigos mais próximos. A velha estratégia do boca a boca ainda é muito útil e pode render bons frutos.

Se possível faça cartões de visitas ou adesivos personalizados com os dados de contato e sempre que fizer uma venda coloque seu cartãozinho junto, assim se alguma pessoa conhecida de quem comprou se interessar fica mais fácil ela entrar em contato com você depois.

Hoje em dia as pessoas passam boa parte do tempo conectadas, então use isso a seu favor. Aproveite as redes sociais, principalmente Facebook e Instagram. O Whatsapp também é ótimo, porém tome cuidado com excessos, você não vai querer ser lembrada como a chata que só envia fotos divulgando seus produtos o tempo todo.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com artesanato, é hora de colocar a mão na massa e divulgar seu trabalho. Ah, e não esqueça de deixar um comentário aqui.

Recomendados Para Você:

1 Comentário

  1. Angela

    Amei o vídeo sobre preço e valor, nunca tinha pensado por esse lado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *