Como divulgar artesanato pelo Whatsapp

Provavelmente você já conhece e utiliza o Whatsapp no seu dia a dia como uma ferramenta de bate papo. Ele é um dos aplicativos mais populares do Brasil, possuindo mais de 100 milhões de usuários ativos. Mas você sabia que além do uso pessoal, ele também pode ser usado para divulgar o seu artesanato e melhorar o seu negócio? Quer saber como? Confira nesse artigo!

Como divulgar artesanato no Whatsapp

Whatsapp: uma eficiente forma de divulgar o seu artesanato

Fique por dentro do Whatsapp

Lançado em 2009 e comprado pelo Facebook em 2012, o Whatsapp em pouco tempo se tornou um fenômeno mundial ao permitir trocas de mensagens de textos, áudios, imagens e vídeos por meio apenas de uma conexão sem fio, sem gastos adicionais como no SMS (serviço de mensagens curtas enviadas a partir de operadoras de celulares).

Bastante famoso no Brasil, o Whatsapp possui uma faixa de mais de 100 milhões de usuários ativos, o equivalente a 96% das pessoas que possuem smartphones. Totalmente gratuito e disponível nos principais sistemas operacionais móveis (Android, IOS e Windows Phone), o Whatsapp é facilmente encontrado em suas respectivas lojas (Play Store, App Store e Windows Store) e de fácil instalação e utilização.

Por que utilizar o Whatsapp nos meu negócio de artesanato?

Com um número tão grande de usuários e um crescimento sem fim, muitos empreendedores, empresas de diferentes portes e, até mesmo, instituições públicas reinventaram o uso do Whatsapp, tornando-o uma forma de melhorar e divulgar as suas marcas. Utilizado como um canal de contato direto com futuros e recorrentes clientes, as ações realizadas nessa plataforma resultam em resultados positivos em diversas áreas, inclusive na de artesanato e trabalhos criativos.

Fora o grande número de usuários, outros dados reforçam o porquê de utilizar o Whatsapp em seu negócio: o uso da internet móvel ultrapassou o uso da internet em computadores, a maioria dos usuários de celulares mantêm seus aparelhos por perto 24h por dia, já se vendem mais smartphones do que computadores, grande parte das pessoas passam menos tempo em mídias impressas do que em dispositivos móveis, entre outros dados.

Divulgando seu artesanato pelo Whatsapp

Antes de falarmos sobre as diferentes formas de melhorar o seu negócio com o Whatsapp, é importante lembrar que ele é um aplicativo que não possui a funcionalidade de pesquisa, ou seja, as pessoas não podem te encontrar e por isso será preciso divulgar o número utilizado. Divulgue esse número em outros canais, como no Facebook, Instagram, Twitter, Elo7, Mercado Livre e outras plataformas que sua marca está inserida. Você também pode fazer a divulgação em flyers, cartões da empresa e outros meios off-line que você utiliza.

Uma boa pratica é que você utilize um número único para o seu negócio. Assim você conseguirá separar o pessoal do profissional e dar uma cara mais séria ao seu serviço. Se não for possível no início, comece com seu próprio número. Mas trate essa situação como passageira.

Leia também:  Como vender artesanato pela internet

Você pode utilizar o Whatsapp direto do celular ou pelo computador. Para utilizar no computador, acesse o endereço web.whatsapp.com e siga as instruções da página, fazendo a identificação do seu número pelo QR Code.

Três formas de utilizar o Whatsapp em seu negócio de artesanato

Confira agora três formas de utilizar o Whatsapp em seu negócio de artesanato:

1 – Como serviço de atendimento ao consumidor (SAC)

Essa é uma das principais formas de utilização do Whatsapp em empresas. Consumidores esperam cada vez mais uma resposta rápida sobre dúvidas, reclamações, elogios e outras interações. Utilizar o Whatsapp como um serviço de atendimento ao consumidor confere esse imediatismo que os usuários necessitam, diferente de outros canais de SAC, como e-mail e, até mesmo, ligações telefônicas.

O Whatsapp pode ser utilizado no processo de pré-venda, tirando dúvidas do cliente sobre o produto, entrega e pagamento. Também pode ser utilizado no processo de pós-venda, tirando dúvidas sobre entrega e sendo um canal importante para você ficar ciente da opinião dos clientes em relação à venda e aos produtos.

2 – Para a realização de vendas diretas e campanhas especiais

Algumas empresas já utilizam o Whatsapp para vendas diretas. Essa pode ser uma boa opção de uso e se encaixa perfeitamente no ramo de artesanato. Dessa forma você pode receber encomendas e definir com os clientes as suas preferências de entrega e de pagamento, isso tudo pela própria plataforma.

Algumas empresas de comércio já fizeram campanhas de vendas exclusivas, alertando clientes recorrentes sobre novos produtos, deixando-os realizar a compra antecipadamente pelo Whatsapp. Campanhas especiais como essa, também possuem bons resultados, só tome cuidado para não ser muito invasiva.

3 – Como forma de engajamento e construção de uma comunidade

O artesanato é um tema que inspira as pessoas, e aplicativos de mensagens de texto, como o Whatsapp, podem ajudar a construir e promover uma comunidade em torno do seu negócio. Pensando nisso, uma boa maneira de utilizar o Whatsapp é criar um grupo temático, adicionar os seus clientes mais fiéis e utilizar esse espaço para divulgar conteúdos interessantes e originais relacionados ao seu serviço e marca. Um grupo no Whatsapp comporta até 50 pessoas, por isso você pode criar mais de um grupo, caso seja preciso.

Lembre-se: cuidado para não inundar os seus consumidores com propagandas diretas. O ideal é que os assuntos nesses grupos surgem de maneira natural, e com conteúdos interessantes isso facilmente acontecerá. Você pode falar de novidades, produtos relacionados e, em uma proporção menor, divulgar diretamente os seus artesanatos. Essa é uma maneira de ficar mais próximo do cliente e ter uma interação direta com eles.

Leia também:  Plano de Marketing para Artesanato - Comece bem o ano

Lembrando que o Whatsapp possui a opção de compartilhamento de mensagem, podendo assim a sua mensagem ser compartilhada para outras pessoas, grupos e canais.

Não fique de fora!

Utilizar o Whatsapp como uma ferramenta de divulgação do seu artesanato está ganhando cada vez mais espaço. Não fique de fora. Um bom empreendedor está sempre atualizado e em busca de novos meios dentro do mercado.

Se você gostou desse artigo ou possui dúvidas de como ganhar dinheiro com artesanato, não deixe de comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *