Como divulgar seu artesanato com o Pinterest?

Talvez você ainda não conheça o Pinterest. Ele foi criado em 2010, possui mais de 70 bilhões de usuários e é uma ótima rede social para artesãos mostrarem o seu trabalho.

Ele é uma rede de compartilhamento de fotos, semelhante a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens que se encaixam em um mesmo tema, como jogos, hobbies, moda ou, no nosso caso, artesanato. Cada usuário pode compartilhar suas imagens, recompartilhar as imagens de outras pessoas, colocá-las em seus quadros (que funcionam como se fossem álbuns de fotografias), além de comentar e realizar outras ações disponibilizadas pela rede.

divulgar-artesanato-no-pinterest

O Pinterest, logo após a sua criação, já se tornou uma rede social muito usada por diversas empresas para divulgação. Comparada a uma vitrine virtual, comerciantes de moda, artistas e outros tipos de vendedores expõem os seus produtos para que os usuários do serviço compartilhem de forma rápida as imagens que mais agradam, alcançando assim um grande número de pessoas.

Como se cadastrar no Pinterest?

O cadastro no Pinterest é realizado de forma simples e rápida:

  • Entre no endereço: https://br.pinterest.com/
  • Preencher os campos: e-mail e senha (ou escolha a opção “entrar diretamente pelo Facebook”);
  • Clique em “Continuar”;
  • Atenção! Ainda não preencha os dados da tela. Clique na opção “Continuar como empresa”;
  • Preenche os campos: e-mail, senha, nome comercial, tipo de empresa e site;
  • Clique em “Criar conta”.

Pronto! Seu cadastro já foi realizado.

Dicas para divulgar seu artesanato no Pinterest

1 – Crie um perfil empresarial e não pessoal

Como mostrado anteriormente, você possui a opção de criar um perfil pessoal ou um perfil empresarial. Opte pelo perfil empresarial. Com ele é possível ter funcionalidades exclusivas.

2 – Escreva uma boa descrição da empresa

Como a maioria das redes sociais, o Pinterest disponibiliza um local para adicionar foto e descrição. Adicione o logo da sua empresa e crie uma boa descrição dos seus produtos e negócios. Como o espaço é pequeno, adicione uma descrição clara e objetiva. Não se esqueça de utilizar palavras-chave importantes relacionadas aos seus produtos.

3 – Crie álbuns que representem o seu negócio

No Pinterest é possível criar quadros, que funcionam como álbuns. Crie álbuns dos seus produtos. Se você comercializa mais de um produto, crie diversos álbuns. Um para cada tipo de artesanato que você faz.

4 – Crie álbuns de negócios semelhantes ao seu e que sejam do interesse dos seus clientes

Não se atente a criar apenas álbuns dos seus produtos. Você pode criar álbuns com imagens dos bastidores do seu negócio, passo a passo das criações, assuntos relacionados, entre outros.

5 – Crie um álbum de grupo

No Pinterest é possível criar um álbum e convidar outras pessoas para adicionar imagens. Ele funciona como um grupo. Você pode criar um álbum, por exemplo, com fotos de clientes com seus produtos. O interessante é que nesses grupos apenas você poderá editar as fotos que as pessoas adicionam. Trabalhe as legendas dessas imagens.

6 –Siga outras empresas,

Principalmente fornecedores e perfis populares relacionados ao seu artesanato.

7 – Escolha as melhores imagens

Como a rede é específica para o compartilhamento de imagens, publicar imagens nítidas, com uma boa resolução é essencial. Fotos de alta qualidade e chamativas atraem mais pessoas para a sua página, que consequentemente irão compartilhar as suas imagens. Você não precisa ter equipamentos profissionais. Hoje em dia é possível tirar excelentes fotografias com smartphones ou câmeras fotográficas comuns. Se atente também ao tamanho das suas imagens.

8 – Melhore o seu ranqueamento

Para que seu perfil seja facilmente encontrado em sites de buscas ou na pesquisa do Pinterest é importante que você cadastre palavras-chave em cada publicação. Essas palavras devem ser relacionadas aos seus produtos. Uma boa descrição também ajudará o usuário.

9 – Fique de olho em tudo

O Pinterest disponibiliza uma ferramenta de métricas, onde você pode verificar alguns dados da sua página, como o número de acessos, por exemplo. Outra prática interessante é ficar de olho nos seus concorrentes. Aprenda com os acertos e erros dos outros e sempre fique de olho no que está dando certo ou errado.

10 – Combine o Pinterest com outras plataformas

O Pinterest tem integração com outras redes sociais, como Facebook, Twitter e Google Plus. Também se conecta as contas do Gmail, Yahoo e Microsoft. Você pode compartilhar suas imagens e álbuns nessas outras redes e canais;

11 – Adicione o botão Pin It em sua loja virtual ou blog

Caso você tenha uma loja virtual ou blog, você pode adicionar um botão do Pinterest: o Pin it. Com esse botão, os visitantes poderão salvar e compartilhar as imagens que eles escolherem diretamente do seu site ou blog. Essa opção está disponível na maioria das plataformas digitais. Verifique a sua plataforma e disponibilidade.

12 – Utilize os Rich Pins

Os Rich pins oferecem aos usuários (conhecidos como utilizadores) informações relevantes sobre os pins (imagens) que lhe interessam. O Pinterest oferece diversos tipos de Rich Pins. Para os artesãos é interessante utilizar o Rich Pin de produtos (que inclui preço, disponibilidade e informação de onde comprar) e o Rich Pin de artigos (que inclui o título, autor, descrição e link).

Pronta para testar o Pinterest e divulgar as melhores imagens do seu artesanato?

Qualquer dúvida sobre essa rede social ou sobre como vender artesanato nas redes sociais, deixe seu comentário ou entre em contato por e-mail!

2 Comentários

  1. Angela

    Estou começando a divulgar meu artesanato no Pinterest e essas dicas vão me ajudar muito

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *