Como divulgar artesanato com vídeos?

Você já deve ter reparado como a quantidade de vídeos cresceu na internet. Hoje eles já tomam conta de mais de 50% dos tipos de publicação, e a previsão é que esse número só aumente, totalizando 69% do tráfego dos consumidores online até 2017. Esse crescimento se deve muito ao aumento de usuários de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que preferem ou só podem, na maioria das vezes, assistir um vídeo em vez de visualizar outros tipos de conteúdo.

Como divulgar artesanato com vídeos?

Usando vídeos para divulgar seu artesanato

Então, que tal começar a divulgar o seu artesanato com vídeos criativos e bem atraentes? Nesse artigo vou te ensinar algumas dicas de como criar e onde divulgar esses vídeos. Confira!

Dicas para gravar seus vídeos

1 – Defina um objetivo

Para criar um vídeo bem-sucedido, você deve começar definindo o seu objetivo. Você pode criar vídeos:

  • Institucionais (falando sobre a história do seu negócio, a política de atendimento, as formas de entrega, o frete, os métodos de pagamentos, descontos e outras informações da sua empresa);
  • Promocionais (mostrando os produtos disponíveis na sua loja, falando sobre as suas características e como eles podem ser utilizados);
  • Educacionais (ensinando sobre suas técnicas e fazendo tutoriais);
  • Entretenimento (falando sobre assuntos do interesse do seu público, como feiras de artesanato, sua linha de produção e seu processo de trabalho).

2 – Defina o tempo do seu vídeo

Outro ponto importante na criação de vídeos é o tempo de duração. Os maiores sucessos da internet são, quase todos, de vídeos curtos, de até de 4 minutos. Depois de decidir o assunto, pense se o seu público pararia para assistir todo o seu vídeo. Você pode fazer um teste, postando vídeos menores e maiores, e vendo quais são os que possuem maiores números de visualizações e engajamento.

3 – Capriche na produção

Caprichar na produção do seu vídeo é importante. Alguns vídeos da internet possuem toda uma equipe especializada e equipamentos profissionais, mas você pode criar um vídeo legal com equipamentos que você já possui, como um smartphone, tablet, câmera fotográfica ou filmadora de mão. O importante é caprichar nos detalhes.

Separei algumas dicas importantes para a hora da produção do vídeo de divulgação do seu artesanato:

  • Grave em locais bem iluminados (naturalmente ou artificialmente);
  • Utilize um tripé para estabilizar seu equipamento, assim você terá mais firmeza e sua imagem não ficará tremida;
  • Grave sempre na orientação de paisagem (horizontal). A maioria das plataformas de vídeos encolhe os vídeos gravados na vertical, adicionando uma faixa preta lateral para preencher a imagem;
  • Busque sempre centralizar o que está sendo filmado e verifique se o foco está ok;
  • Edite seu vídeo (realize cortes, adicione música, títulos, entre outras alterações). Algumas ferramentas de edição de vídeos que você pode utilizar são: Windows Movie Maker (um dos editores mais utilizados. Ele deixa seus vídeos com características profissionais), Wevideo (editor online de uso simples, mas que garante ótimas edições), Youtube Video Editor (esse é o editor oficial do Youtube. Nele você pode juntar vários vídeos, fazer cortes, adicionar legendas e efeitos), entre outros.
Leia também:  As principais feiras de artesanato que ainda vão acontecer em 2016

Divulgando seus vídeos de artesanato

Depois de finalizar todo o processo de gravação do seu vídeo, chegou a hora da divulgação. Os seus vídeos não podem ser produzidos isoladamente, mas devem fazer parte do seu plano de marketing. Separei abaixo alguns lugares onde você pode divulgar os seus vídeos.

Onde divulgar os seus vídeos?

1 – Youtube

O Youtube foi criado em 2005, e atualmente é a maior plataforma de compartilhamento e visualização de vídeos online. O número de horas de visualização de vídeos no Youtube cresce 60% a cada ano, e o número de pessoas que assistem o Youtube cresce 40% por ano desde 2014. O Youtube possui uma interface simples e funcional e é considerada uma plataforma que mudou a maneira de como as pessoas acessavam e consumiam o conteúdo na internet. Com dados tão grandiosos, divulgar o seu artesanato por lá é primordial para impulsionar seus negócios.

Para realizar o cadastro e divulgar os seus vídeos no Youtube, basta acessar o endereço https://www.youtube.com. Preencha os seus dados de contato e depois crie um canal com o nome do seu negócio. Os vídeos adicionados além de ficarem no seu canal, também podem ser compartilhados em outras redes sociais e sites.

2 – Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo e já falei muito sobre ela por aqui. Por ser tão popular, ter vídeos por lá é uma ótima ideia. Publique os seus vídeos em sua Fanpage. No Facebook você pode publicar os seus vídeos adicionados no Youtube ou adicionar diretamente por lá. Os vídeos nativos, adicionados diretamente no Facebook, obtêm um alcance maior. Além de poder divulgar para um grande público, outros pontos positivos de publicar os seus vídeos no Facebook são o direcionamento da sua audiência para sua Fanpage ou o aumento do tráfego para sua loja virtual, além da possibilidade de acessar ótimas métricas para acompanhar os resultados de suas produções.

Sua loja virtual ou blog:

É claro que você não pode esquecer de publicar os seus vídeos na sua loja virtual e/ou blog. Você pode publicar os vídeos adicionados no Youtube. No seu próprio site, você pode adicionar outros tipos de vídeos mais específicos, como depoimentos de clientes satisfeitos e compartilhar experiências de compradores.

Essas são as principais opções de divulgação, mas você pode divulgar em outras plataformas de vídeos e outros tipos de sites. O importante é aproveitar e utilizar esse tipo de conteúdo que atrai cada vez mais pessoas.

Pronta para gravar o seu primeiro vídeo? Deixe a vergonha de lado e comece! Qualquer dúvida relacionada aos vídeos ou sobre como ganhar dinheiro com artesanato pela internet, deixe seu comentário ou entre em contato comigo!

Recomendados Para Você:

1 Comentário

  1. SANDRA ANTUNES

    OLÁ.QUE MARAVILHA ESSE BLOG .ESTOU INGRESSANDO NESSA ÁREA ARTESANATO.
    ESTOU SUPER CONTENTE ,MAS ESTOU PRECISANDO DE AJUDA PRA DESENVOLVER ESSE NEGÓCIO.
    TODA AJUDA OU CRÍTICA SERÁ BEM VINDA.VOU DEIXAR MEU E MAIL SE POSSÍVEL ENVIA CONTEÚDOS ESPECÍFICOS .OBRIGADA.sansarah23@gmail.com

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *