Como criar um logotipo para o seu artesanato

A identidade visual de uma empresa tem grande parcela no sucesso que ela possui. Pensar nos detalhes que farão parte dessa identidade é necessário e primordial. Uma das partes mais importantes que formam a identidade visual é o logotipo, que junto com o nome, cores e outros detalhes podem fazer a diferença no seu negócio de artesanato.

Como criar um logotipo para o seu artesanato
Como criar um logotipo para o seu artesanato

O logotipo, também conhecido pela abreviação logo, é um conceito da área de publicidade e marketing, que consiste numa representação visual ou gráfica que identifica uma marca. Esse logotipo é essencial para qualquer empresa, e além de ser visualmente agradável, também possui um significado.

Como criar um logotipo para sua marca de artesanato?

Antes de criar o logotipo da sua marca, você precisa já ter decidido o nome da sua empresa. Caso ainda não tenha decidido, comece já. No meio do artesanato é comum utilizar o próprio nome ou nomes específicos do trabalho realizado. Você também pode inventar um nome que não tenha um significado relativo. Prefira sempre nomes mais fáceis de serem escritos e pronunciados e não escolha nomes muito comuns, pois eles podem ser confundidos com outras marcas.

Depois de escolher o nome da sua marca, você pode começar o processo de criação do logotipo. Como dito anteriormente, o seu logotipo deve se identificar com o seus produtos, com a sua meta e a sua história. Lembre-se que é através desse logotipo que os seus clientes irão te reconhecer.

Dicas para criar um logotipo para o seu artesanato

1 – Seu logotipo pode ser feito de várias formas: apenas com imagens, apenas com escrita, com escrita e imagem. Teste todos os jeitos e escolha o melhor.

2 – Seu logotipo deve ser capaz de ser usado em uma variedade de meios de comunicação – Antigamente todas as marcas utilizam o logo apenas na impressão. Hoje em dia isso é diferente. Seu logo pode ser usado de forma online (em redes sociais, banners, sites e blogs), de forma impressa (em cartões de visitas, flyers e cartazes) e até em camisetas e outros acessórios. Por isso escolha um logo que pode ser representado em todas os formatos, sem ocorrer modificações.

3 – Seu logotipo deve ser fácil de memorizar e compreender – Assim como o nome da sua marca, seu logo deve ser de fácil compreensão. Nada de escolher imagens muito complicadas ou ter um excesso de informações.

4 – As cores possuem diferentes significados e são possíveis de transmitir as mais diferentes mensagens. Escolha uma cor que combine com o seu artesanato. Por exemplo: o azul traz a ideia de calma, o vermelho já é um sinal de alerta. Você também pode fazer uma combinação de cores Também fica de olho no formato do seu logo.

5 – Seu logo deve ser atemporal – Claro que as empresas mudam seu logotipo com o passar do tempo. Mas utilizar um logotipo atemporal, que o tempo não muda a qualidade, é melhor, pois você irá utilizá-lo por mais tempo e fará com que ele fique mais na cabeça das pessoas. A Coca-Cola, por exemplo, usa seu logotipo há bastante tempo, realizando apenas pequenas modificações.

6 – Seu logo deve ser simples, porém impressionante – Se tratando de logo, a simplicidade na maioria das vezes é mais fácil de ser entendida e explicada. Criar um logo mais simples permite isso. Mas lembre-se, não é por ser simples, que seu logo não pode ser impressionante. Um logotipo é a resposta à seguinte pergunta: “Por que eu sou melhor ou diferente dos outros?”.

Como criar um logotipo online?

Alguns sites já ajudam no processo de criação com imagens e fontes. Confira abaixo alguns sites que podem ser úteis:

Canva

O Canva é um aplicativo online para edição de imagens, vale a pena conhecer e usar. Com ele além de criar uma logo com a sua cara ainda é possível criar imagens de capa para Facebook, Youtube, imagens para posts e até mesmo para anúncios, caso você faça.

O Canva é gratuito, porém algumas das imagens que eles disponibilizam são pagas. Isso é facilmente contornado pois você pode baixar diversas imagens de banco de imagens gratuitos e usar no Canva.

No curso gratuito Elo7 Essencial tem uma aula sobre essa ferramenta, se não viu, dê uma olhadinha lá.

Leia também:  Facebook e Artesanato - Conheça algumas tendências

Logaster

O Logaster é um gerador de logotipo online que permite a criação em poucos minutos. Nesse gerador, tudo que é preciso fazer é entrar com o nome da empresa e o tipo de negócio. Depois das opções escolhidas, diversos exemplos serão disponibilizados. Em todos esses exemplos podem ser editados as cores, o posicionamento, o textos e os ícones. O Logaster é totalmente gratuito.

Gospace e Shopify

As plataformas de e-commerce Gospace e Shopify oferecem gratuitamente uma ferramenta de criação de logo. Elas são bastante parecidas e funcionam da mesma maneira. São fáceis de utilizar e oferecem algumas opções de símbolos e fontes. É um criador de logo recomendado pela simplicidade e agilidade. Perfeito para quem está precisando rapidamente de um logotipo.

Logo Type Maker

Esse é um dos melhores sites para montar o seu logotipo. Repleto de opções para incrementar o seu logo, o Logo Type Maker te mostra as melhores opções de cores, fontes e imagens. O único problema desse site é que ele permite apenas o download do logo em um tamanho reduzido.

Free Logo Services

O Free Logo Services funciona de maneira parecida com os outros serviços listados. Nele você digita o nome da sua empresa, uma segunda frase e escolhe a categoria. Serão disponibilizados vários modelos, que podem ter a cor e formas alteradas. O Free Logo possibilidade a criação de vários modelos de teste, mas o modelo escolhido precisa ser pago.

Essas são apenas algumas opções que podem te ajudar a criar o logotipo da sua marca. Na internet existem vários outros sites. Caso você tenho um pouco mais de dinheiro para investir, também pode contratar um designer gráfico que criará um logo exclusivo e profissional de acordo com o seu briefing.

Pronta para criar o logo do seu artesanato? Se você gostou desse artigo ou possui dúvidas de como vender artesanato pela internet, deixe seu comentário!

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *