Blog de artesanato – Vale a pena ter um?

Você sabia que um blog pode ajudar nas vendas dos seus artesanatos? Ele pode ser um espaço seu, utilizado para mostrar as últimas novidades da sua loja, maiores detalhes dos seus produtos, notícias relacionadas ao seu artesanato, entre outros assuntos interessantes. Um blog é um investimento barato, que apesar de possuir resultados em longo prazo, apresenta um grande impacto e de longa duração. Nesse artigo vou te mostrar as principais vantagens de ter um blog e algumas dicas para o seu blog de artesanato fazer sucesso. Confira!

blog-de-artesanato

Vantagens de ter um blog de artesanato

As vantagens de ter um blog são diversas, mas as que mais se destacam são:

  • Maior e melhor engajamento do seu público

Um blog é um canal que apresenta um bom resultado de engajamento de público. Ao publicar artigos sobre assuntos que os leitores querem ler, você está se comunicando de forma correta e direta, podendo sempre receber feedbacks, compartilhamentos e outras ações.

  • Conhecimento de quem são seus leitores e possíveis clientes

Nada melhor do que um blog para mostrar quem são as pessoas que mais se interessam pelo que você publica. Dentro de um blog é possível criar categorias e mensurar quais são os conteúdos mais acessados, mais compartilhados e mais comentados. Além disso, você pode criar diversas estratégias, como disponibilizar um espaço para entrar em contato ou uma pesquisa de opinião. Essas estratégias possibilitam que você conheça ainda mais os seus leitores.

  • Aumento da reputação e criação de autoridade no ramo

Ter uma ótima reputação, se tornando autoridade no ramo do seu artesanato, com certeza é algo que você gostaria que acontecesse, certo? Ao criar um blog e falar sobre os assuntos relacionados ao seu tema, você mostra que gosta e entende do que faz. Isso traz confiança aos leitores e ao tocar nesse assunto, logo eles se lembrarão de você.

  • Resolução de dúvidas recorrentes e utilização do blog como SAC

Um blog pode ser um ótimo canal para acabar com as dúvidas dos seus clientes. Ao ler os seus artigos com informações de produtos ou outros assuntos relacionados, eles talvez encontrem as respostas que estavam procurando. Além disso, o blog pode se tornar uma segunda central de atendimento, onde você pode tirar as dúvidas dos leitores, pelos comentários e outros canais de contato do site.

  • Facilidade para ranqueamento em sites de busca

Os principais buscadores da internet (como Google, Bing e Yahoo) gostam de conteúdo. Não existe melhor lugar para publicar conteúdo do que um blog. No blog você cria textos que são indexados e aparecem nas pesquisas realizadas, aumentando consequentemente o número de pessoas que leem os seus artigos.

  • Aumento das vendas na loja online

Como eu disse anteriormente, um blog pode ajudar a aumentar o seu faturamento. Quando você já possui uma boa reputação, uma autoridade na área, um bom ranqueamento e um engajamento do seu público, os leitores do seu blog com certeza irão preferir comprar os seus produtos aos produtos dos seus concorrentes, seja na sua própria loja virtual, na sua lojinha do Elo7 ou em qualquer outro canal.

Dicas para seu blog de artesanato fazer sucesso

  • Crie artigos interessantes e exclusivos

Crie posts interessantes, relevantes e de qualidade, sempre relacionados ao artesanato e aos tipos de produto que você faz. Tente sempre utilizar palavras-chave relacionadas (palavras e termos importantes e normalmente mais utilizados). Nunca copie conteúdo de outros sites. Dê sempre preferência para conteúdos exclusivos, criados especialmente por você ou para você. Essas dicas são importantes para cativar os seus leitores e para uma boa posição nos sites de busca.

  • Faça chamadas para os seus produtos

Dentro dos artigos criados, sempre que possível, faça chamada para os seus produtos. Crie links nas matérias que levem o leitor ao produto que você está falando.

  • Mantenha o seu blog constantemente atualizado

Mantenha o blog constantemente atualizado. Escolha alguns dias e horários da semana e publique sempre nesse período.

Muitos sites indicam uma quantidade de artigos ou uma hora específica para postar, mas a verdade é que isso depende do seu público. Faça um teste nos primeiros artigos e veja como seus leitores irão reagir. Com o tempo você descobrirá os melhores dias e horários.

  • Use o seu blog como uma ferramenta de contato

Como já disse anteriormente, uma das vantagens de ter um blog é utilizá-lo para estabelecer um contato com o seus clientes e leitores. Por esse motivo, tenha sempre funcionalidades que permitam esse contato. Deixe sempre uma área para comentários nas postagens e faça uma página com os dados de contato, como e-mail e telefone. Se preferir, instale um formulário de contato, que facilita muito a interação entre você e os visitantes.  

Além disso, responda todos os comentários, inclusive os negativos, e tire todas as dúvidas dos leitores. Crie uma relação única e direta com seu público. Isso trará mais confiança e credibilidade para o seu negócio. E essa é a chave principal para melhorar o engajamento do seu público.

Onde e como criar um blog para divulgar seu artesanato?

Existem milhares de plataformas prontas para criação de blogs. As mais conhecidas são Blogstop, Blogger, Tumblr, WordPress, entre outras.

O WordPress é uma plataforma simples de ser usada e é uma das mais indicadas para criação de blogs. Ele tem como principal proposta à criação de blogs mais profissionais, possibilitando uma liberdade para trabalhar, onde qualquer alteração pode ser realizada.

O WordPress é gratuito, e para fazer um blog no WordPress, basta entrar no site (https://br.wordpress.com/), clicar na opção “criar site” e preencher as informações que são pedidas. O WordPress é totalmente customizável, e você pode utilizar temas e plug-ins, entre gratuitos e pagos, para alterar o design e acrescentar funcionalidades ao seu blog.

Um blog pode ser um ótimo recurso para a venda dos seus artesanatos. Usando-o da melhor maneira, com artigos exclusivos e atraentes, você pode conseguir um alcance maior para o seu negócio.

Ficou com dúvidas de como criar o seu blog de artesanato? Deixe o seu comentário e continue de olho nos próximos artigos com as melhores dicas de marketing para artesanato.

Recomendados Para Você:

3 Comentários

  1. Fabiana Souza Cruz

    Eu sou a Fabiana agradeco a atencao de voces a semana que vem estarei na sutaco para renovar a carteirinha de artesa eu evolui muito a minha saude trabalhando fazendo arte artesa e espero crescer mais com meu trabalho

    Responder
  2. Vaneide França Dos Santos

    Bom dia!!
    Estou interessada em saber mais sobre a carteira de artesã,na verdade gostaria de saber o que entra como artesanato?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *